Diferenças entre Driver PCL (Printer Control Language) e PS (Post Script)

 

Driver PCL   e  Driver  PostScript

PCL e PostScript são essencialmente duas linguagens usadas por impressoras de modo a converter dados num trabalho de impressão final.
Cada linguagem tem as suas vantagens e desvantagens - a PCL é melhor no dia-a-dia, para documentos de escritório com texto, enquanto que a PS é mais adequada para documentos PDF ou outros documentos com imagens densas.


Printer Control Language ou PCL, é uma linguagem de impressão vastamente usada, suportada por muitos sistemas operacionais (ex. Windows). Isto permite que a mesma impressora trabalhe em diferentes ambientes. A PCL é dependente do dispositivo, o que significa que os seus drivers usam o hardware da impressora para criar alguns dos dados de impressão (normalmente dados de imagem como áreas de preenchimento e fontes). Como a impressora completa a criação e processamento de dados da página, o seu computador processa o trabalho de impressão mais rápida e eficientemente. No entanto, impressora individuais podem efetuar estas tarefas de maneira diferente, dando-lhe um output ligeiramente diferente.

Vantagens :
- Processamento rápido de impressão.
- Suportada po vários Sistemas Operacionais.

Desvantagens :
- O mesmo trabalho de impressão pode variar ligeiramente de impressora para impressora
- A qualidade de gráficos depende do dispositivo de impressão
- Não suportado na maioria dos ambientes Macintosh.

 

A linguagem PostScript ou PS é também uma linguagem comum de impressão e é vastamente usada em plataformas Macintosh, bem como em aplicações de gráficos em outras plataformas. Ao contrário da PCL, a PostScript é independente do dispositivo, o que significa que a linguagem Postscript cria todos os dados de impressão e não se apoia na impressora para os dados de impressão. Isto assegura um output consistente, mesmo quando impresso em mais do que um tipo de impressora. Os objectos gráficos serão consistentes, e em alguns casos, de maior qualidade que em PCL.

Vantagens :
- Objetos gráficos são muitas vezes mais detalhados
- O mesmo arquivo de impressão deve imprimir identicamente em todos os dispositivos de impressão

Desvantagens :
- O processamento da impressão pode ser lento
- Não é usada em tantas plataformas como a PCL
- Os requerimentos do arquivo impresso e de memória são maiores